segunda-feira, 16 de abril de 2007

O que é história?


A História é o estudo da ação humana ao longo do tempo através do estudo dos processos e dos eventos ocorridos no passado. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto (filósofo grego), cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (História). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (
História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente).


Um comentário:

História Fundamental disse...

Podem deixar os seus recados!!!