quinta-feira, 31 de maio de 2007

PERSAS


História dos Persas

Os persas, importante povo da antiguidade oriental, ocuparam a região da Pérsia ( atual Irã ). Este povo dedicou-se muito ao comércio, fazendo desta atividade sua principal fonte econômica. A política era toda dominada e feita pelo imperador, soberano absoluto que mandava em tudo e em todos. O rei era considerado um deus, desta forma, o poder era de direito divino.Ciro, o grande, foi o mais importante imperador dos medos e persas. Durante seu governo ( 560 a.C - 529 a.C ), os persas conquistaram vários territórios, quase sempre através de guerras. Em 539 a.C, conquistou a Babilônia, levando o império de Helesponto até as fronteiras da Índia. A religião persa era dualista e tinha o nome de Zoroastrismo ou Masdeísmo, criada em homenagem a Zoroastro ou Zaratrusta, o profeta e líder espiritual criador da religião.


A civilização persa desenvolveu uma cultura eclética e com poucas contribuções realmente originais. As artes, particularmente, foram muito influenciadas pelas clturas egípcia, mesopotâmia e grega. A monarquia absoluta teocrática caracterizava-se por uma política de tolerância econômica, culural e religiosa. A liberde de troca, a moeda-padrão e a rede de estradas impulsionaram o desenvolvimento do comércio, principal atividade econômica do Império Persa. A contribuição mais importante e original dos persas foi a religião. O Mazdeísmo persa, fundado por Zoroastro, baseava-se no dualismo religioso e na eterna luta entre o Bem(Ormuz-Mazda) e o Mal (Ahiriman). Esta religião baseava-se na crença no Juízo Final e na vinda de um Messias. Seus princípios básicos estão contidos no Zend Avesta, livro sagrado dos persas.

Os persas foram dominados pelos meados até 550 a.C., quando Ciro, da família Aquemênida destronou Astige, rei da Média, e fundou o Império persa. Ciro conquistou o reino da Lídia, as cidades gregas da Ásia Menor - Mesopotâmia, Palestina e Fenícia. Seu sucessor, Cambises, conquistou o Egito e a Líbia. Dario I dotou o império de uma organização político-administrativa: dividiu-o em províncias (satrapias), instituiu uma moeda-pradão(o dárico) e contruiu as estradas reais, dotadas de um sistema de correios. As guerras Médicas assinalaram, a partir de 490 a.C., o declínio do Império Persa. Em 334 a.C., no reinado de Dario III, este imério foi conquistado por Alexandre Magno.

Nenhum comentário: