quinta-feira, 17 de maio de 2007

A Pré-História da América

A América foi o último continente a ser povoado. Segundo os estudiosos sobre o tema, os primeiros habitantes do continente americano teriam chegado por terra, vindos da América do Norte, e antes disso, da Ásia por meio de uma passagem de gelo existente entre os dois continentes (O estreito de Bering). Outras teorias especulam que a América do sul poderia ter sido povoada por polinésios que teriam atravessado o oceano pacífico em canoas de bambu.


As primeiras evidências da ocupação humana na América datam de 6500 a.C por vestígios de agricultura: batata e feijão eram cultivados na bacia do Amazonas.Outros vestígios de cerâmica, indicam que o cultivo da mandioca existiu desde pelo menos 2000 a.C.Nesta época, já haviam várias aldeias nos Andes e arredores.Nos rios e no litoral, principalmente no pacífico, a população vivia da pesca.


Por volta do ano 1000, dez milhões de pessoas habitavam o continente, concentrados principalmente na região da cordilheira dos Andes(foto) e no litoral norte, banhado pelo Mar do Caribe. As demais regiões eram de povoamento mais esparso e nômade, como a Amazônia, o litoral atlântico, o planalto central, o altiplano, o chaco, e, finalmente, os pampas, a patagônia e o atacama no chamado cone sul.

Nenhum comentário: