quinta-feira, 17 de maio de 2007

A Pré-História


A Pré-História é um período que antecede o aparecimento da escrita. Este período é anterior a 4000 a.C, pois foi neste ano que apareceu o primeiro tipo de escrita com os sumérios na Mesopotâmia, a escrita cuneiforme.
Foi uma fase importantíssima par
a a sobrevivência humana, pois o homem conseguiu superar as barreiras impostas pela natureza. O ser humano, aos poucos, foi se desenvolvendo soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. O período pré-histórico é dividido em três fases: paleolítico (idade da pedra lascada), mesolítico, neolítico (idade da pedra polida) e a idade dos metais.

Paleolítico: É caracterizado por objetos feitos de pedra lascada. Neste momento, o ser humano era nômade, se alimentando através da coleta, da pesca e da caça. Formavam comunidades onde predominava a propriedade coletiva dos meios e produção.
Mesolítico: Período que marca a passagem do paleolítico para o neolítico.
Neolítico: É marcado pelo processo de sedentarização do homem. A partir do domínio das técnicas agrícolas e da criação de animais, organizaram-se os primeiros núcleos urbanos.
Idade dos Metais: É o momento em que o homem, aperfeiçoando as técnicas de metalurgia, conseguiu elaborar instrumentos de trabalho e armas. Com isso, alguns grupos começaram a dominar outros formando assim sociedades de classes sociais.

A transição da pré-história para a história é marcada pelo aparecimento de duas grandes estruturas da antiguidade: as civilizações de servidão coletiva (Egípcia) e as escravistas (Romana).


A Evolução humana

Todos os seres humanos descedem do mesmo ancestral comum, o hominídeo, cujos fósseis mais antigos foram localizados no continente africano. As primeiras espécies encontradas foram o Australo
pithecus e o Homo habilis. O Australopithecus possuía uma arcada dentária e uns esqueletos idênticos aos do homem atual. Além disso, já andavam sobre dois pés e possuía um cérebro pequeno. Já o Homo habilis foi o primeiro a fabricar e utilizar instrumentos para diversos fins, além de já ter domínio sobre o fogo. Parece ter sido o Homo erectus a última escala evolutiva até o homem atual. Foi ele quem primeiro abandonou a África, com seu nomadismo, espalhando-se pelo mundo. Antes de chegar à espécie atual, o Homo sapiens, o homem passou por uma série de transformações, conforme atestam os fósseis encontrados em Neanderthal, na Alemanha, e em Cro-Magnon, na França.

Nenhum comentário: